Procedimento

Procedimentos padrão para garantir o saldo de suas contas no FGTS

  1. Através do www.fgtsfacil.org.br você deve reconstituir sua(s) conta(s), obtendo um extrato analítico e atualizado até a presente data.
  2. Você deve então solicitar um extrato analítico de cada conta do FGTS junto à CEF e aos bancos credenciados, caso seja uma conta anterior a janeiro de 1992. Veja o formulário "Pedido de Informação de Saldo de Conta Ativa e Inativa" para contas que estão na CEF. E o formulário "Localização de Conta do FGTS" para contas em outros bancos.
  3. Compare então os extratos fornecidos pelos bancos com os fornecidos pelo www.fgtsfacil.org.br.
  4. Periodicamente (pelo menos de 2 em 2 meses)  você deve receber um extrato de suas contas no FGTS. Caso isto não ocorra, e se você não possui o Cartão do Trabalhador, deve ir à qualquer agência da CEF para que ela acerte seus dados e providencie seus extratos. Verifique então se suas contas estão certas.
  5. Se você já possui o Cartão do Trabalhador deve ir a uma agência da CEF e emitir mensalmente um extrato ou visitar www.caixa.gov.br e consultar seu saldo para comparar com os extratos emitidos pelo www.fgtsfacil.org.br e verificar:
    • se a empresa está depositando regularmente o FGTS;
    • se sua conta não foi sacada por quadrilhas que roubam o FGTS (Máfia do FGTS);
    • se não houve erro de lançamento do depósito pela CEF.
  6. Mensalmente, ir ao site www.fgtsfacil.org.br incluir o novo depósito com base no seu recibo de pagamento. E todo dia 10 de cada mês, consultar/emitir o extrato do FGTS com o seu saldo atualizado com o novo índice de JAM (Juros e Atualização Monetária).
  7. Envie suas dúvidas/sugestões sobre o FGTS via Internet pelo E-mail: suporte@fgtsfacil.org.br.
  8. Crie o hábito de guardar todos os seus recibos de pagamento (holeriths ou contracheques), recibos de férias, rescisão de contrato e a carteira de trabalho, para uma eventual comprovação de qualquer irregularidade, inclusive para o INSS, no caso de aposentadoria e benefícios.
  9. Conheça seus direitos, como funciona o FGTS, como sacar, situações que você pode perder dinheiro, como evitar e recuperar este dinheiro. Tudo isso você encontra no LIVRO "PARE DE PERDER SEU DINHEIRO DO FGTS.
  10. Esteja sempre atualizando acompanhando as novidades e notícias sobre o FGTS através de nosso site.